Com o passar dos anos, uma grande parcela das pessoas apresenta uma redução na acuidade visual. Aquilo que antes se enxergava muito bem, com ou sem o uso de óculos, de repente se torna embaçado, como se tivesse uma nuvem nos olhos, além de aumentar a sensibilidade à luz e à claridade; as cores não são mais tão vibrantes e se tornam opacas, são todos possíveis sintomas de catarata.
A catarata é a opacificação do cristalino, que é uma lente transparente que se localiza dentro de cada olho. Ela é a responsável por cerca de metade dos casos de cegueira no mundo, cegueira esta dita reversível, pois se a pessoa não apresenta nenhuma outra alteração na saúde, que cause secundariamente a baixa da visão, após realizar a cirurgia de catarata, a visão será recuperada.
Fatores de risco para desenvolvimento da catarata são a idade: a genética familiar, interações com meio ambiente – como lugares com grande exposição à luz do sol, hábitos de vida, comorbidades – como o diabetes, e uso de medicamentos – como corticoides orais, inalatórios e tópicos na forma de colírios, etc.
Uma vez diagnosticada pelo médico oftalmologista, a cirurgia de facectomia será indicada. A forma mais comumente realizada, e com tecnologia mais avançada, é a facoemulsificação com implante de lente intraocular, na qual se retira a catarata, com auxílio de um aparelho específico, e se implanta a lente intraocular “artificial” exatamente no lugar onde estava o cristalino opacificado. Exames pré-operatórios são realizados para avaliar a saúde ocular e a saúde global da pessoa antes do procedimento.
O diagnóstico correto e precoce, um oftalmologista capacitado para realizar a cirurgia e para acompanhar o pós-operatório são importantes para o sucesso do procedimento e a pronta recuperação da acuidade visual.
Autoria e apresentação do conteúdo
Dra. Marta dos Anjos Rodrigues Parchen
Tradução para Libras
Lígia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein
Narração e filmagem
Luana Arrial Bastos
Edição do Vídeo
Kyarah Sayuri Chihaya Zagheni
Como citar ABNT
PARCHEN, M. dos A. R. Catarata. Unidos pela Saúde. Apresentação em Língua Portuguesa: Marta dos Anjos Rodrigues Parchen. Tradução para Libras: L. F. G. de O. Klein. Disponível em: em: https://www.unidospelasaude.com.br/catarata-o-que-e/ Acesso em: 29 out 2024.